quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Preconceito


Aviso desde já que estou a escrever este post irritadíssima!
E vou explicar o porquê:
Estava eu a voltar da escola, e quando entro no comboio estava um casal de homens abraçados, a mexer no cabelo um do outro e aos beijos, muito mais apaixonados que muitos outros casais, e eu super enternecida fiquei logo bem disposta porque achei super amoroso, sentia-se o amor em toda a carruagem do comboio.
Mas pelos vistos as duas mulheres que estavam sentadas à minha frente não acharam o mesmo. 
Comecei a dar conta que as senhoras estavam a sussurrar e depois olhavam para trás de mim, onde os homens estavam em pé. E isso começou a enervar-me! "Que raio de gente preconceituosa é esta neste país que não deixa ninguém em paz?" comecei a pensar.
Depois comecei a prestar atenção ao que elas diziam porque até podiam estar a falar bem deles e eu a julgar, e isso é que não podia ser. Mas a primeira coisa que ouvi foi "...foi aprovado isso não quer dizer que o possam esfregar na cara de todos!"
Ao que a outra responde "Isto é uma vergonha!"
Eu engoli o sapo e calei-me muito bem caladinha para não dar bronca, mas mesmo antes de sair do comboio não fui capaz de controlar o mau feitio e falei baixinho: "Vocês é que deviam ter vergonha de ser tão preconceituosas, não têm vidas próprias?"

...... resumindo e concluindo, vamos lá mas é rezar para não as voltar a encontrar no comboio....

Ass: Rita

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

I Write Like...

O principal do post the hoje vai ser em Inglês, porque estou a fazer uma experiência. Se forem a este link, http://iwl.me/, escreverem uns parágrafos em Inglês e submeterem, podem descobrir com que escritor a vossa escrita se parece :)
Ouvi falar deste site a partir do blog: BS of Life e decidi experimentar por isso este foi o post que eu submeti:
I feel like I could fly today. I was never used to be far away from home, it only took me a couple of minutes to get home from school, but now that I decided to go to school in Lisbon, since I live in the "suburbia", it is kind of overwhelming!
But the truth is it is also amazing. For example today, I was able to go with a couple of friends to walk around Lisbon, in a place I've never actually been, and it was really easy. I've gained more responsibility and orientation in two weeks than in 14 years!
Can you belive it?


I write like
Stephen King

I Write Like by Mémoires, Mac journal software. Analyze your writing!





______________________________________________________________________________
Meu Deus! Passei-me com a resposta!
Digo-vos que se eu algum dia chegasse aos calcanhares deste senhor ficava completamente satisfeita!

Ass: Rita "King"

terça-feira, 28 de setembro de 2010

3ª idade, o tesouro português

Hoje á tarde, estava a ir para casa com a minha irmã, na "amadora city" (xD).
À nossa frente, ia um casal, na casa dos 50-60 anos de mãos dadas.
Já isto faz uma imagem bonita.
Nada mais poderoso, ou pelo menos precioso do que o amor na 3ª idade, quando já se sabe tudo sobre o parceiro e já se tem um longo álbum de fotografias cheias de história por trás.
Quando nos aproximamos do casal, ouvimos o senhor, ou seja o marido, a cantar... E o senhor cantava assim: "Estou alegre, alegre, porque tu estás alegre", ou uma coisa parecida. E por vezes a senhora, ou seja, a mulher, acompanhava-o nesta cantiga.
Noutra ocasião tinha-me rido, porque não é qualquer pessoa que tem a coragem para cantar no meio da rua. Mas isso não aconteceu.
A canção fez me lembrar as cantigas que normalmente as raparigas gostam de cantar na infância, pelo menos tinha o mesmo ritmo, e o entusiasmo com que era cantada, fazia com que uma simples canção, parece-se uma melodia harmoniosa. Além disso, o senhor cantava bem. Por isso, fiquei emocionada (sou muito sentimentalista como podem verificar =D)

Bem... isto tudo para vos dizer o que?

Nós, que somos jovens, nem metade da vida vivemos e já pensamos que sabemos tudo (sim, eu também sou uma dessas) e que com um pequeno obstáculo pensamos que é um muro inquebrável e nem o tentamos quebrar porque estamos mais preocupados com coisas mais fáceis, agora pensem...
Aquele casal, que já tinha vivido mais de meio século (e temos de ter em conta que a infância e adolescência não foi como a nossa, pois provavelmente foram vividas na fase da ditadura e em que não havia metade do que há hoje para não falar do resto), que já passaram por tantos castigos da vida, desilusões, alegrias, perdas, vitórias, que estão com as linhas marcadas na face de uma história gloriosa (pois ainda estão vivos) e muito mais que só os próprios sabem... A chegar aos dias de hoje, e a cantar, com a maior felicidade do Mundo, não nos torna miseráveis?

Meus caros, a mim, até me torna um bocado.  E sinceramente, espero chegar à idade deles com o mesmo espírito que eles.

Mas eu até os compreendo,
Aliás eu gosto de dizer que mais vale morrer a rir do que a chorar...



Ass: Marta

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Eugénio de Andrade

Confesso que, infelizmente não sou muito dada à literatura portuguesa, mas soube deste senhor numa aula de português, e nessa mesma aula, a minha professora disse para pesquisar-mos um poema dele relacionado com a mãe e advertiu-nos logo que era uma explosão de emoções. Não tenho a certeza se era este o poema a que a senhora se referia, mas quando me apareceu este à frente confesso que fiquei emocionada, e gostei  do facto  de que relata também as relações entre mães e filhos ao longo do crescimento, quer de uns quer de outros.Gostei tanto que li duas vezes... Eu sei não é assim tanto, mas para além das palavras a que ele se refere no poema, as que se escondem no meio das linhas do poema, são igualmente importantes. Para além deste poema, há também outros poemas igualmente lindos, que podem proporcionar uma agradável leitura. Fica aqui o conselho e se o seguirem, espero que gostem tanto quanto eu gostei. =D

 Poema à Mãe:
No mais fundo de ti,
eu sei que traí, mãe!

Tudo porque já não sou
o retrato adormecido
no fundo dos teus olhos!

Tudo porque tu ignoras
que há leitos onde o frio não se demora
e noites rumorosas de águas matinais!

Por isso, às vezes, as palavras que te digo
são duras, mãe,
e o nosso amor é infeliz.

Tudo porque perdi as rosas brancas
que apertava junto ao coração
no retrato da moldura!

Se soubesses como ainda amo as rosas,
talvez não enchesses as horas de pesadelos...

Mas tu esqueceste muita coisa!
Esqueceste que as minhas pernas cresceram,
que todo o meu corpo cresceu,
e até o meu coração
ficou enorme, mãe!

Olha - queres ouvir-me? -,
às vezes ainda sou o menino
que adormeceu nos teus olhos;

ainda aperto contra o coração
rosas tão brancas
como as que tens na moldura;

ainda oiço a tua voz:
"Era uma vez uma princesa
no meio de um laranjal..."

Mas - tu sabes! - a noite é enorme
e todo o meu corpo cresceu...

Eu saí da moldura,
dei às aves os meus olhos a beber.

Não me esqueci de nada, mãe.
Guardo a tua voz dentro de mim.
E deixo-te as rosas...

Boa noite. Eu vou com as aves! 





Ass: Marta
 


quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Chegou o Outono :)

Há dois dias chegou o Outono!
Ou seja, chegou a minha época favorita do ano. E neste momento vocês estão a pensar "mas esta rapariga é completamente doida!" e a minha resposta é "sim, sou" mas isso não tem nada a ver com isto.
Se não acreditam que o outono é uma coisa maravilhosa, façam este exercício de imaginação comigo:
Imaginem-se sentados à janela, com a lareira acesa, com um cartuxo de castanhas assadas bem quentinho entre ambas as mãos e música calma nos ouvidos, a olhar lá para fora, enquanto chove torrencialmente e vêm as pessoas a correr na rua para não se molharem.

É lindo e deixa-me super calma e até mesmo nostálgica, o que significa que a época da comédia no blog vai ser substituida pela época dos textos nostálgicos e sentimentais, pelo menos da minha parte. Continuará a haver o tipo de textos que houve até agora mas em menos quantidade. Por isso estou já a avisar para que os que não gostam não fiquem chateados...

PS: O tema do blog também mudou com a muda de estação :)

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mango

Só mais uma coisinha sobre a Mango.
Para quem quiser ver a nova colecção, podem ter acesso a ela no site da Mango:
http://www.mango.com/oi/index.html
Tem uma das minhas estilistas preferidas da Mango, a Scarllet e ainda umas coisas que achei interessante que foi um separador que tem, acho, vídeos com dicas. O separador chama-se "What should i wear" e acho que pode ser útil.
Claro que no site, têm muito mais e incluindo uma shop online e um blog.
Eu, pessoalmente gostei de ver as roupas da Scarllet e um catálogo onde estava a Elettra Wiedmann.
Dêem uma vista de olhos e digam-me a vossa opinião. =D

Ass:Martinha :)

Mango promoção

Olá minha gente!
Não sei se sabem mas na semana de  13 a 19, esteve em vigor nas lojas da marca Mango uma promoção em que se uma pessoa fosse a uma das lojas dessa marca com uma peça da Mango, tinha 20% de desconto em todas as peças incluindo as da nova estação.
Eu adoro a Mango, é uma das minhas marcas preferidas. Por isso, como é de esperar, fiquei em pulgas para ir a loja.
Mas acabei por não ir.
Só soube desta promoção na quarta, através da rádio, mas logo nesse dia não pude lá ir. E os dias foram se passando. Quinta e sexta também não pude pois tinha aulas de manhã e á tarde e no fim de semana estive muito tempo fora (o pouco tempo que não tive a dormir), por isso fiquei bastante desiludida. E outra coisa que notei foi que nunca vestia uma peça da Mango.
Hoje, segunda feira, dia em que a promoção já se tinha ido, eu e por coincidência a minha mãe, tinhamos uma peça da Mango vestidas e passamos mesmo por uma loja da Mango.
Coincidência?
Acho que parece mais provocação xD
Mesmo assim aprendi a lição, para a próxima (o que acredito que não seja tão cedo quanto isso) vou logo no inicio =D

Ass: Marta

domingo, 19 de setembro de 2010

As Moscas são mais inteligentes do que parecem!

Quem conhece a minha família já sabe disto mas para o caso de não conhecerem, a minha família é uma família de doidos! E esta história é um exemplo disso!
O meu pai auto-intitula-se o "Melhor Matador de Moscas de Portugal" depois do "Alfaiate Valente" que matou "7 de uma só vês". Isto porque ele diz ter uma pontaria certeira, e quando a mosca anda a esvoaçar pelo ar em frente dele e ele dá uma estalada no ar e acerta sempre no raio da mosca.
Nojento? Sim.
Impressionante? Talvez
Mas hoje a mosca provou ser mais inteligente que o meu pai, porque ele acertou na mosca à primeira, como de costume, e ficou todo contente com o feito. Eu mesma vi a mosca, deitada de barriga para cima, no chão, sem se mexer nem um milímetro. O meu pai pegou num guardanapo de papel e quando tentou apanhá-la do chão, a mosca levantou-se e recomeçou a voar pela minha cozinha!
Não é que a mosca se fez de morta para se safar? Foi mais inteligente que o meu pai!

Green It! Mean It!

Esta é a nova campanha da Fox, para incentivar todos a tomar medidas ecologistas para salvar o mundo. E quem será que aderiu a esta campanha (entre outros)? Pois claro, os actores do Glee!
EU acho que a Fox faz muito bem. Quando mais publicidade houver melhores hipóteses teremos, afinal de contas, depois da desgraça que foi a Cimeira de Copnhaga estamos a precisar mesmo de muita ajuda.

Ora aqui estão os videos :




















Muito bem, pessoal! Estou muito contente com esta campanha! Adoro!

terça-feira, 14 de setembro de 2010

Praxes

Ok hoje estou aqui para contar que me senti totalmente como uma Gleek no dia da apresentação.
A razão: as belas das praxes.

O que me fizeram a mim: Escreveram caloira na testa; escreveram o nome do liceu e o nome deles nos meus braços e até jogaram ao galo! E deram-me malaguetas para comer!
Pronto a primeira parte nem é muito má, mas as malaguetas arderam-me na boca e na garganta durante 1 hora!
E, por muito que não pareça, não foi nada mau, porque havia gente com ovos vinagre e farinha na cabeça e chegaram a atirar gente para a fonte em frente da escola!
Mas a rapariga que estava com os rapazes que me fizeram a parte pior foi com a minha cara e ajudou-me a fugir. Foi muito querida.
Mas tirando essa parte, foi mesmo muito muito fixe. O ambiente é muito diferente do ambiente da escola antiga e todos são muito simpáticos. Agora é só estudar e bulir porque:
...Estou cada vez mais próxima da universidade de Medicina!

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Inspiração/9ºE

Às vezes, depois de muito matutar, a inspiração acerta-me. Literalmente.
Por exemplo hoje, estava muito bem, deitada na minha cama a ouvir música quando a minha mãe me atirou para a cara a minha inspiração: a fotografia da minha turma do ano passado!

Lembrei-me de escrever sobre eles porque, mesmo que não tinha saudades de alguns, tenho de agradecer a todos, porque foram uma grande ajuda para eu me tornar quem sou. E porque aturaram as minhas nóias durante 3 anos, o que não é nada, mas mesmo nada fácil. E quero agradecer a uma pessoa muito especial que apesar de me ter dado muitas dores de cabeça me fez crescer e muito!

Por isso obrigada Pessoal! :)

beijinhos, Rita

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Ready, Set, Go!

Para a semana começam as aulas.

E o que é que isso quer dizer? bem, quer dizer que esta semana é para aproveitar ao máximo o que se pode porque depois vêm 9 meses de turtura. - ERRADO!
Quer dizer que esta semana é um corropio estúpido e que andamos de um lado para o outro ora a forrar livros, ora a comprar mais folhas porque as que temos não são suficientes e andamos de um lado para o outro a comprar canetas e lapizeiras, e, para alguns, a tentar acabar de ler a enorme lista de livros que escolheram para as férias. Porque se são como eu e fizeram uma lista de 34 livros não é nada fácil lê-los todos! Eu, por exemplo, só li 13 dos 34!
E depois ainda há os que, como eu e todo o pessoal da minha turma, vão mudar de escola e estão preocupados a escolher "outfits" para o primeiro dia de aulas, porque quer acreditem quer não as 1as impressões são importantes. E isto porquê? Porque a mente dos seres humanos é extremamente limitada e fazemos julgamentos das pessoas assim que as vêmos pela primeira vez. E embora não tenha o costume de o fazer, lamento dizer que por muito que isto me irrite também me preocupo com as 1as impressões, porque muito sinceramente, lá porque EU acho estúpido, não quer dizer que os outros o façam, e por isso preocupo-me.
Por isso é Ready, Set, Go!, e a corrida às compras começa.

Ah! E esqueci-me da melhor. Hoje vou ter de ir ao 1º treino de ginástica do ano e dizer à minha treinadora e às ginastas todas que vou ter de abandonar a classe porque os horários da escola não deixam... Acho que vou chegar ao Starbucks e pedir um Frapuchino de Coragem VENTI com extra de calma para oferecer àquele pessoal :(

aSS: Rita

terça-feira, 7 de setembro de 2010

Fazer mudanças pode ser...

Estou de volta!
Confesso que ando desleixada quanto às minhas vindas ao blog. I'm so SORRY.
Mas tenho andado em mudanças na sala e bem...Não sabia que tinha tanta tralha.
À três dias que andamos a arranjar a sala. Empacotámos tudo o que estava no antigo móvel e só aí ficámos a saber o quanto tínhamos na sala, coisas que nunca usámos, que não usamos e que provavelmente nunca vamos usar na vida!
Foi aí que a minha mãe teve uma ideia brilhante! Porque não meter tudo no meu quarto? Sim, porque não?
Eu nem preciso de uma cama nem de entrar no meu quarto para ter acesso às minhas coisas!
Concluindo, o meu quarto ficou uma autêntica bagunça.
A parte mais gira disto tudo foi a de pintar, pena que seja a que me dá mais dores de cabeça, literalmente.
Tenho andado os últimos 2 dias a pintar a sala com o meu pai e bem, não somos nenhum pintores profissionais e depois da trapalhadas que fiz e de o meu pai as ter de remediar, devo confessar que até nos saímos bem! (Bem, ele saiu, quanto a mim...eu esforcei-me sim!)
Estou toda dorida de andar a descer e a subir escadotes, a andar debruçada para pintar os rodapés, a isolar as coisas e outros pormenores que fazem toda a diferença.
Apesar disto tudo, consegui arranjar um tempo para vir fazer as minhas obrigações e chatear-vos. Ainda não acabamos por completo pois ainda falta montar os moveis e tratar da decoração mas o principal já está.
Ao fim ao cabo, gostei disto sabem? Até foi fixe ficar com manchas de tinta e acho que o resultado (já com os moveis e tudo) vai ficar muito bem.

2nd Season of Glee!!!!! Alerta Spoilers.

YAY!!!
A nova temporada de Glee começa nos USA no dia 21 deste mês e como Gleek assumida mal posso esperar. E como seria de esperar já andei a pesquisar tudo o que possa sobre os próximos episódios.
Por isso, alerta spoilers!!!


Notas:
1. O Puck continua sem crista. Yay!
2. A Rachel com franja está super fofinha.
3. O cabelo do Finn está péssimo a meu ver.

+Info:

2x01 - Audition

-Everyone has to re-audition for Glee Club, either Puck or Artie won’t make it back in.
-We’re introduced to Sunshine, Charice’s character, and Sam Evans (Chord Overstreet)
-Finn and Rachel are together, and will be for the rest of the season.
-Tina has broken up with Artie because he was a “bad boyfriend” and is now dating Mike Chang.
-Quinn will rejoin the Cheerios
Songs to be performed:
-Empire State of Mind by Alicia Keys and Jay Z (With Mercedes & Artie on lead)
-Billionaire by Bruno Mars and Travie McCoy (Rumoured to be Artie and Puck)


2x02 - Britney/Brittany
-We are introduced to Carl the dentist, John Stamos’ character, and Emma’s boyfriend.
-The kids have to visit the dentist, 4 are put out with anaesthetic and have hallucinations.
-Britney Spears will cameo.
-Brittany will re-enact the “Me against the music” video with Britney.
-Mr Schuester doesn’t want to do Britney’s music, Kurt is “campaigning” for it.
Songs to be sung:
- Toxic (Preformed by Heather Morris/Brittany)
- Oops I Did It Again (Rumoured to be performed by Heather Morris/Brittany)
- Hit Me Baby One More Time (Performed by Lea Michele/Rachel)
- Stronger (Performed by the football guys - I assume Puck and Finn)
- Piece of me (Rumoured to be Quinn solo or girls number)
- Me Against The Music (Performed by Brittany and Britney Spears)
- Unknown Finn and Rachel duet.
- I’m A Slave 4 U is also rumoured.

2x03 - Faith
- The episode is about religion and what it means to each character; “most controversial” episode so far.
- We will see Mercedes go to her church and bring Kurt with her
- One of the Glee kids will openly say in front of the class, "I don't believe in God," which will create ~drama.
- One character will have a life-and-death situation. According to Ausiello, this character is Burt. Due to this event, Burt and Finn will reconcile. This also explains why Kurt goes to church with Mercedes.

Songs to be sung:
- Losing my religion by REM
- Papa can you hear me? by Barbra Streisand (Preformed by Lea/Rachel)
“Faith” by George Michael is rumoured

Facebook do Mark Salling: "so. i was looking at my script for the first episode... and there's some pretty awesome songs in it....

tubthumping - glee cast
goodbye my lover - me
open your eyes to love - cory and lea
come back to me - matt
dont stop me now - glee cast"

Para quem estiver interessado: Twitters dos actores:
Amber Riley (Mercedes): http://twitter.com/MsAmberPRiley

Mark Salling (Puck): http://twitter.com/Mark_Salling
Cory Monteith (Finn): http://twitter.com/frankenteen
Dianna Agron (Queen): http://twitter.com/alittlelamb
Cris Colfer (Kurt): http://twitter.com/chriscolfer
Kevin McHale (Artie): http://twitter.com/druidDUDE
Lea Michelle (Rachel): http://twitter.com/msleamichele
Jenna Ushkowitz (Tina): http://twitter.com/IJennaUsh
Naya Rivera (Santana): http://twitter.com/NayaRivera
Harry Shum jr (Asian): http://twitter.com/iharryshum
Dijo Talton (supporting actor as Harry): http://twitter.com/DijonTalton
JAne Lynch (Sue silvester): http://twitter.com/janemarielynch
Glee fans twitter: http://twitter.com/GleeFans

Info retirada daqui: http://gleeportugal.forumeiros.com/forum.htm - Inscrevam-se e leiam tudo o resto (há muito mais)




sábado, 4 de setembro de 2010

Saudade

Ainda não parti mas já morro de saudades. Saudades dos dias passados contigo na praia. Saudades das noites a ver as estrelas, deitados na areia. E não vou mentir. Magoa. Mas por mais que queira não há nada que possa fazer para o mudar. O que ainda magoa mais. Não pedi que isto acontecesse. Não esperava apaixonar-me, e estou irritada comigo mesma por ter permitido que me tornasse tão dependente de alguém. Porque não é meu costume.
Mas valeu a pena, as boas memórias valem sempre a pena. E é por isso que aqui fica este post.

Hoje fiquei filisófica, Rita

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Não há nada como a vida no campo

Quem quer que tenha inventado esta frase devia levar uma martelada na tola. E porquê? Eu dou as minhas razões!

Estava eu num belo dia a chegar a casa quando vi uma aranha enorme e preta com desenhos amarelos nas costas. Escusado será dizer que preguei um berro de todo o tamanho. Depois, entrei em casa e encontrei um louva-a-deus nos cortinados da sala. Resultado: mais um berro. Mais tarde descobri que o Orelhas tinha uma carraça enorme na orelha. E quando finalmente cheguei ao meu quarto, apercebi-me que a vaca da vizinha estava a mugir sem haver meio de parar. Pelos vistos, devem-na ter separado do seu bezerro, e ela mugiu durante dois dias e duas noites. Quem é que é capaz de fazer isto a um bicho? Mas lá para as três da manhã, quando já estava tão cansada que o choro da vaquinha servia de embalo, lá acabei por adormecer.

E qual não é o meu espanto quando no dia seguinte acordo e descubro que uma melga me mordeu! Estava a dormir no mesmo quarto que o meu irmão, mar o raio do bicho decidiu que o meu sangue era mais saboroso. E se pensam que isto acaba aqui deixem-me dizer que não! Com o atraso provocado pelas picadas, quando cheguei à mesa o pequeno almoço estava servido, e uma mosca decidiu que o meu copo de leite era um bom sítio para nadar os mil metros costas! Agora digam-me que isto é boa vida! Digam lá.

Mas… se bem que visto por outro lado, ontem à noite vi um mocho à beira da estrada e o meu pai parou o carro para olhar para ele durante uns bons 5 minutos. O mocho era lindo, castanho e de olhos brilhantes, e estava a olhar para nós. Agora digam-me lá: quantos de vocês já viram um mocho na IC19?

E ao chegar a casa, longe do barulho das luzes, deparei-me com o céu mais estrelado que vi na minha vida E por céu estrelado não quero dizer a meia dúzia de estrelas que se vêm em Lisboa. Quero dizer milhares e milhares de estrelas que quase fazem com que o céu passe de preto a cinza!

E hoje de manhã tenho tanto, mas tanto, mas tanto para fazer, que acabei por tirar uma foto a um rebanho de ovelhas que estava a passar.

E no meio disto tudo lá fico eu sem me conseguir decidir se adoro o campo, ou se o detesto!
 
Agora peço desculpa mas tenho de ir tirar a galinha do parapeito da jannela que me está a dar cabo dos cortinados (não é brincadeira).
 
aSS: Rita
 
Ps: A Marta está fora e não tem net, deve voltar hoje ;)