A nossa Leitura, a nossa mente

Como já devem ter percebido, somo viciadas em livros... O que até é um vicio bastante saudável =D. Por isso, decidimos criar um separador dedicado somente aos livros que lemos, assim, quando acabar-mos um livro publicamos sobre ele. Vocês ficam com novos horizontes de busca, com o feedback do livro de acordo com a nossa perspectiva, conhecem-nos melhor, ajuda-mo-vos e nós ficamos com o vosso comentário. Justo não vos parece? xD




 _____________________________________________________

Ttítulo: Filipa de Lencastre 





Autora: Isabel Stilwell
 Isabel Stilwell é jornalista e escritora. Actualmente é directora do jornal Destak. 
Foi directora da revista Notícias Magazine, e tem um longo percurso na imprensa 
escrita. Sempre se confessou apaixonada por romances históricos. A autora obteve um
enorme sucesso nos seus três romances históricos: 
Filipa de Lencastre, Catarina de Bragança e D. Amélia.
 

Editora: A esfera dos livros


Resumo: "Filipa de Lencastre morreu de peste negra, tal como a sua mãe, a 15 de Julho de 1415 com 55 anos. No dia 25 partiam de Lisboa 240 embarcações e um exército de 20 mil homens, entre os quais D. Duarte, o Infante D. Henrique e D. Pedro. A praça de Ceuta caía cerca de um mês depois. D. Filipa não esperaria outra coisa dos seus filhos... 
Mulher de uma fé inabalável, conhecida pela sua generosidade, empreendedora e determinada a mudar os usos e costumes de uma corte tão diferente da sua, Filipa de Lencastre deu á luz, aos 28 anos, o primeiro dos seus oito filhos. A chamada Ínclita Geração, que um dia, como ela, partiria em busca de novos mundos e mudaria para sempre os destinos da nação.
Frei John, o tutor, já tinha previsto o seu destino nas estrelas. Nasceu Philippa of Lancaster, filha primogénita de John og Gaunt, mas deixou para trás a sua querida Inglaterra para se casar com D. João I. A 11 de Fevereiro de 1387 o povo invadiu as ruas da cidade do Porto para aclamar carinhosamente D. Filipa de Lencastre, Rainha de Portugal.
Num romance baseado numa investigação histórica cuidada, Isabel Stilwell conta-nos a vida de uma das mais importantes rainhas de Portugal. Desde a sua infância em Inglaterra, onde conhecemos a corte do século XIV, à sua chegada de barco a Portugal onde somos levados numa vertigem de sentimentos e afectos, aventuras e intrigas."


Adorei ler este livro!!!!!!!!! =D
Gostei mesmo muito pois dá-nos uma  perspectiva que as aulas de história não aprofundam abordam. Por exemplo a tática do quadrado foi ideia dos ingleses!, os descobrimentos foi por incentivo de D. Filipa de Lencastre pois foi ela que partilhou o sue conhecimento pela astrologia, interpretação de mapas, etc com os filhos e que os incentivou assim a partir á descoberta.
Parece ser uma "seca" por abordar a vida de uma rainha mas não é, é até bastante fácil de ler. Uma das coisas que gostei foi dar a perspectiva do que é estar na mente de uma pessoa em várias fases da vida da mesma. Podemos ver como eram as cortes, os luxos, quem se preocupava, como se organizavam os reinos... muita coisas mesmo!

Aconselho vivamente a lerem pois é sem dúvida um bom livro =D

Ass: Marta