É Verão... e como não podia de deixar de ser, tenho que vos alertar a todos para os cuidados que devemos ter.
Sim eu sei, todos os anos ouvimos a mesma coisa e depois nunca cumprimos nada do que, supostamente, devia-mos. Não vos culpo, eu sou igual, ou pior. Seja como for a verdade é que por mais informação que recebamos, quando chega a altura de ir para a praia só queremos é deitarmo-nos de "papo" po ar a torrar ao sol tipo répteis, para no final do verão estarmos todos morenos e lindos.O que para alguma de nós nem sempre é fácil -.-.
No entanto, ao não cumprir-mos o que nos sugerem os únicos que estamos a prejudicar somos nós mesmos! Queremos ficar morenos, voltar à escola ou ao trabalho e virarem-se para nós e dizerem "Épah isso é que foram férias!", queremos por uma foto no face e ter lá mil gostos só porque isso nos faz aumentar a auto-estima, queremos estar morenos porque pensamos que assim somos mais bonitos, mais credíveis, enfim... as razões cabe a cada um decifra-las.
No entanto, muitas das vezes, o esforço que fazemos para atingirmos o que queremos tem consequências bastantes negativas para nós: Não só apanhamos, muito provavelmente, escaldões por vezes graves até, como, mesmo estando bronzeado e estanto muito tempo exposto ao sol, danificamos muito a nossa pele. Não interessa se chegamos a casa e se tomamos banho no creme hidratante. O facto é que a exposição ao sol em demasia aumenta o risco de o ser humano, sem as devidas precauções, desenvolver cancro da pele. Os casos de cancro de pele tem vindo a aumentar significativamente. Não preciso que acreditem em mim se acharem que não tenho credibilidade, mas a OMS (organização mundial de saúde) tem essa credibilidade, não tem fins lucrativos nas informações que divulga, tem apenas a intenção de nos proteger a todos. Sendo assim ,a OMS afirma que
“Em termos globais, ocorrem anualmente entre dois a três milhões de cancros de pele não-melanomas e aproximadamente 132 000 melanomas malignos. Em cada três casos de cancro diagnosticados, um é de pele. Além disso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a exposição solar pode ser um factor chave no desenvolvimento de cataratas em cerca de 20 % dos casos registados”, in Solários - Riscos e Orientações, OMS 2003.
Bem do meu ponto de vista, não há problema em estar ao sol com o bronzeador, mas para nos protegermos podemos sempre alternadamente colocar protector e bronzeador de modo a não danificar tanto a pele. Para acabar o meu "sermão" deixo-vos precuações a ter em conta:
"Precauções gerais:
Sempre que possível, evite sair nos horários em que o sol estiver a pino, das 10h às 16h. Prefira sair de manhãzinha ou ao entardecer.
Use filtro solar, sempre.
Evite ficar exposto ao sol, procure caminhar pela sombra.
Prefira uma alimentação leve: frutas suculentas, saladas - e, é claro, um sumo para refrescar.
Mantenha-se hidratado: beba bastante líquido, a toda hora. Nem espere a sede reclamar.
Evite bebidas com cafeína, álcool ou muito açúcar. Eles vão fazer com que você perca ainda mais líquido corporal.
Facilite a transpiração: use roupas folgadas, de tecidos leves e claros.
Uma boa ideia é incluir um chapéu ou boné no figurino.
Também não se esqueça dos óculos escuros. Mas não adianta ser qualquer um: ele precisa ter protecção ultravioleta total para evitar queimaduras da córnea e da retina, que causam lesões irreversíveis.
Para se refrescar nos momentos mais críticos procure, se puder, um ambiente público (shopping, biblioteca) com ar-condicionado. Mesmo que você não permaneça no local por muito tempo, essa providência vai ajudar a manter seu corpo mais fresco quando você tiver que retornar para o calor.
Mas, para aliviar mesmo, nada melhor do que água. De acordo com suas possibilidades, lave rosto, nuca, braços e mãos, tome um duche frio, mergulhe na piscina ou tome um banho de mar.
Tenha um cuidado ainda maior com bebés e crianças, maiores de 65 anos e pessoas doentes - especialmente cardíacos ou com pressão alta." in http://www.terra.com.br/saude/especiais/verao/gerais.htm.
|
|
Para finalizar, boas férias, boas exposições ao sol claro ;D para não ficarmos todos tipo lagostas, ahahaha.
Marta